
Em qualquer lugar que você for, seja um restaurante, praça, praia, transporte público, consultório médio, cinema e até nas igrejas, você vai ver 11 de cada 10 pessoas com o rosto focado na tela do celular. Já vi gente atravessando avenidas com o olhar ligado na tela do celular.
Em parte, isso é natural, afinal a tecnologia dos smartphones existe para nos ajudar a viver melhor da hora que acordamos até a hora de irmos dormir. No entanto, eu percebo que este exagero de tempo dedicado a imersão total no celular está trazendo pontos negativos para a saúde e bem-estar das pessoas.
Tem pessoas que resolvem tudo pelo celular, eu mesmo uso muito para transações bancárias, ler e responder e-mail, ler e-books e ouvir música e obvio uso também o Instagram e o Facebook. Não suporto o WhatsApp, uso só para me comunicar e odeio qualquer tipo de mídia que alguém me envia por ele, vai direto prolixo.
Entretanto, para escrever e fazer contas, prefiro o computador devido a facilidade de uso do teclado e mouse e para assistir vídeos, series e filmes prefiro a tela grande da TV.
E só. Quando vou assistir um show, meu foco é o palco e o artista ao vivo e não através de uma telinha de 7 polegadas. Quando estou com alguém, meu foco é esta pessoa e não as mídias sociais.
Evidentemente que nem todo mundo perde tempo no celular, é fato, mas tenho visto uma grande maioria assistindo vídeos com o som ligado em qualquer lugar, outro dia a vendedora de uma loja estava tão absorta que eu entrei, circulei e sai da loja e ela nem me viu, assistindo inutilidade no celular.
Uma vez uma filha minha estava chateada porque não conseguia contato com uma amiga, ela dizia, ela não responde meus zaps, perguntei: você já ligou para ela? Ela me olhou como se eu fosse um alienígena e disse em tom meio provocativo; Ligar?
Usar demais o celular, principalmente nas mídias sociais causa ansiedade, irritação e perda de tempo. Ficar com olhar grudado no celular não deixa as pessoas olharem a beleza da vida, da natureza e interagir com as outras pessoas que estão em nosso ambiente, principalmente familiares e amigos de verdade, não os trocentos que o seguem no Instagram.
Outra coisa, você não precisa postar cada segundo da sua vida, só o integram recebe 95 milhões de imagens e ao redor de 500 milhões de stories diariamente, ninguém consegue ver tudo isso.
Além disso, ao olhar para além da tela do celular, podemos aproveitar melhor nosso tempo livre e investi-lo em atividades que nos tragam alegria e satisfação. Em vez de rolar interminavelmente pelas redes sociais ou assistir a vídeos sem propósito, podemos dedicar esse tempo a hobbies, exercícios físicos, leitura ou simplesmente relaxar e desfrutar do momento presente.
Use o smartphone, o celular naquilo que ele é realmente útil e abandone ou que não lhe acrescente nada na vida.
Da próxima vez que sentir o impulso de pegar o celular, lembre-se de levantar a cabeça, olhar ao redor e apreciar o mundo que está lá fora esperando para ser descoberto.